A terapia da oração

Você sabe rezar eficazmente? Há quanto tempo não reza como parte integrante de suas atividades diárias? Numa emergência, nos momentos de perigo e dificuldades, em casos de doença e quando a morte está por perto, chovem as orações – suas e de seus amigos. A oração constitui, certamente, uma ajuda sempre presente nos momentos de crise. Não se deve, porém, esperar pela dificuldade para tornar a oração parte integrante e construtiva da vida.

….

Existe um único princípio universal de cura operando em todas as coisas – no gato, no cachorro, na árvore, na grama, no vento, e na terra, pois tudo está vivo. Esse princípio de vida opera nos reinos animal, vegetal e mineral como instinto e a lei do crescimento. O homem tem consciência deste princípio da vida e pode, conscientemente, dirigi-lo para acumular-se de felicidade, de incontáveis maneiras.

Há muitos caminhos, técnicas e métodos diferentes de utilizar o poder universal, mas há um único processo de cura, que é a fé, pois faça-se conforme a vossa fé.

A Lei da Fé

A fé é um pensamento em sua mente que faz com que o poder do seu subconsciente se distribua por todos os capítulos da sua vida de acordo com seus hábitos de pensar.

É tolice acreditar em algo que possa feri-lo ou prejudicá-lo. Lembre-se: não é a coisa em que se acredita que pode feri-lo ou prejudicá-lo, mas a fé ou pensamento em sua mente, que cria o resultado. Todas as suas experiências, todas as suas ações, todos os acontecimentos e circunstâncias da sua vida são o mero reflexo e reações do seu próprio pensamento.

A terapia da oração é a função combinada das mentes consciente e subconsciente dirigida cientificamente

A sua mente subconsciente não pode argumentar. Portanto, se você lhe der sugestões erradas, ela as aceitará como verdadeiras e procederá para que se transformem em condicionamentos, experiências e ocorrências. Todas as coisas que lhe aconteceram até hoje basearam-se em pensamentos impressos, expressos em sua mente subconsciente por meio da fé. Se você transmitiu conceitos errôneos ao seu subconsciente, o método certo de superá-los é pela constante repetição de pensamentos construtivos e harmoniosos. Seu subconsciente vai aceitá-los, formando assim hábitos novos e saudáveis de pensamento e vida, pois o subconsciente é a sede do hábito.

O pensamento normal de sua mente consciente cria marcas profundas na mente subconsciente. Isso lhe é bastante favorável, se seus pensamentos habituais são harmoniosos, construtivos e de paz.

Se você se entregou ao medo, à angústia e outras formas destrutivas de pensar, o remédio é reconhecer a onipotência da sua mente subconsciente e determinar que lhe venham a liberdade, a felicidade e a saúde perfeita. Sua mente subconsciente, sendo criadora e de origem divina, tratará de proporcionar a liberdade e a felicidade que você tão sabiamente lhe determinou.

O tremendo poder da sugestão

A função principal da mente consciente é proteger a mente subconsciente de falsas impressões. E a mente subconsciente é submissa a qualquer sugestão. A mente subconsciente não faz comparações nem contrastes, não raciocina nem pensa coisas por si própria. Essa última função função pertence à sua mente consciente. Não demonstra preferência por nenhum caminho a seguir.

É exato que pessoas diferentes reagirão de maneira diferentes à mesma sugestão, por causa dos seus condicionamentos ou crenças subconscientes.

¨¨

Sugestão é o ato ou estado de colocar alguma coisa na mente de alguém, o processo mental pelo qual o pensamento ou ideia que se sugeriu é recebido, aceito, e posto em ação. Você deve lembrar-se que uma sugestão não pode impor à mente subconsciente algo que esteja contra a mente consciente. Em outras palavras: sua mente consciente possui o poder de rejeitar a sugestão dada. Cada um de nós possui os seus próprios medos interuiores, crenças e opiniões – e essas premissas interiores regem e governam as nossas vidas. Uma sugestão não possui nenhum poder intrínseco e de nada é capaz enquanto você não a aceita mentalmente. Isso faz com que seus poderes subconscientes fluam num caminho limitado e restrito, de acordo com a natureza da sugestão.

Dê ao seu subconsciente apenas sugestões que curem, tragam felicidade, enobreçam e inspirem. Lembre-se de que seu subconsciente toma tudo ao pé da letra.

Poder da premissa

Sua mente funciona como um silogismo.

(silogismo substantivo masculino

  1. LÓGICA raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições (premissas), das quais se obtém por inferência uma terceira (conclusão) [p.ex.: “todos os homens são mortais; os gregos são homens; logo, os gregos são mortais”].)

Isso significa que, qualquer premissa maior que sua mente consciente aceita como verdadeira, determina a conclusão a que o seu subconsciente chegará, no que diz respeito a qualquer problema ou questão particular que você tenha em mente. Se sua premissa é verdadeira, a conclusão deve ser verdadeira, como no seguinte exemplo:

Toda virtude é louvável;

A bondade é uma virtude;

Logo, a bondade é louvável.

A primeira afirmação é conhecida como a premissa maior e a conclusão certa deve necessariamente seguir a premissa certa.

Um professor universitário que assistiu a algumas das minhas conferências sobre a ciência da mente em maio de 1962, no Town Hall, em Nova York, disse-me: “Tudo em minha vida está em desordem. Perdi minha saúde, dinheiro e amigos. Tudo o que faço sai errado.”

Expliquei-lhe que devia estabelecer uma premissa maior em seu pensamento, segundo a qual a inteligência infinita de sua mente subconsciente o estava guiando, dirigindo e fazendo com que prosperasse espiritual, mental e materialmente. Depois, sua mente subconsciente iria automaticamente dirigí-lo sabiamente em seus investimentos e decisões, curando também seu corpo e devolvendo-lhe a paz de espírito e a tranquilidade.

O professor formulou um quadro global de como desejava que sua vida fosse, sendo esta sua premissa maior:

“A infinita inteligência me dirige e guia todos os meus caminhos. A saúde perfeita é minha e a Lei da Harmonia opera em minha mente e em meu corpo. Beleza, amor, paz e abundância são coisas que me pertencem. O princípio da ação correta e ordem divina governa minha vida inteira. Sei que a premissa maior se baseia nas verdades eternas da vida e sei, sinto e creio que meu subconsciente reage de acordo com o pensamento da minha mente consciente.”

Escreveu-me depois, dizendo: “Repeti as afirmações acima devagar, com calma e sentimento, várias vezes por dia, sabendo que elas estavam mergulhando profundamente em meu subconsciente e que os resultados logo viriam. Sou profundamente grato pela entrevista que me concedeu e gostaria de acrescentar que todos os setores da minha vida estão mudando para melhor. Isso realmente funciona!”

O subconsciente é incapaz de argumentar

Sua mente subconsciente é cheia de sabedoria e conhece as respostas de todas as questôes. Ela não argumenta nem discute com você. Ela não diz: “Você não me deve dar essa impressão.” Por exemplo, quando você diz, “não posso fazer”, “estou muito velho agora”, “não posso cumprir essa obrigação”, “nasci do lado errado da cerca”. Com essas frases, você impregna a sua mente subconsciente de pensamentos negativos e ela reage de acordo com eles. Na verdade, você assim impede o seu próprio bem, trazendo em consequência frustração e limitação à sua vida.

Quando você cria obstáculos, impedimentos e dilações em sua mente consciente, está negando a sabedoria e a inteligência de sua mente subconsciente. Você está na verdade reconhecendo que seu sunconsciente é incapaz de resolver o seu problema. Isso conduz a uma congestão mental e emocional, seguida por doença e tendências neuróticas.

Para realizar seu desejo e superar sua frustração, afirme vigorosamente várias vezes ao dia: “A inteligência infinita que me deu este desejo dirige, guia e revela-me o plano perfeito para a execução do meu desejo. Sinto que a sabedoria profunda do meu subconsciente já está reagindo e o que eu sinto e anseio lá dentroé expresso externamente. Há equilíbrio, harmonia e serenidade.”

Se você diz que “não há saída; estou perdido; não sei como sair deste dilema; estou inteiramente bloqueado”, não terá resposta nem reação do seu subconsciente para resolver seu problema. Se deseja que o subconsciente trabalhe para você, faça o pedido certo e obtenha a sua cooperação. Aliás, o subconsciente está permanentemente trabalhando para você. Neste minuto, é ele que está controlando as batidas do seu coração e a sua respiração. É ele que cura um corte no seu dedo. A tendência do mesmo é para a vida, procurando sempre tomar conta de você e protegê-lo contra tudo. O seu subconsciente possui uma mente própria, mas aceita padrões de pensamentos e imagens mentais.

Quando você procura solução para um problema, seu subconsciente responderá, mas espera que você chegue a uma decisão e a um julgamento correto em sua mente consciente. Você deve reconhecer que a resposta está em seu subconsciente. Contudo, se você dia “não creio que haja uma solução; estou enrolado e confuso porque não consigo encontrar uma resposta”, está neutralizando sua oração.

Pare as engrenagens de sua mente, descontraia-se, desligue-se de tudo e em sossego afirme: “Meu subconsciente conhece a solução. Agora mesmo está-me respondendo. Agradeço, porque sei que a infinita inteligência do meu subconsciente conhece todas as coisas e está me revelando a solução exata agora mesmo. Minha fé verdadeira está agora libertando a majestade e glória da minha mente subconsciente. Regozijo-me de que assim seja.”

Comece a pensar do ponto de vista das eternas verdades e princípios de vida e não do ponto de vista do medo, da ignorância e da superstição. Não deixe que os outros pensem por você. Escolha os seus próprios pensamentos e tome as suas próprias decisões.

Lembre-se: você tem a capacidade de escolher. Escolha a vida! escolha o amor! Escolha a saúde! Escolha a felicidade!

Trechos do livro “O Poder do Subconsciente – Dr. Joseph Murphy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s